domingo, 22 de setembro de 2013

Tony Stark, o senhor babaca!



Saudações, galera!

Começa aqui uma nova coluna no blog onde não publicaremos quadrinhos próprios, mas daremos opiniões sobre HQs que lemos.

A ideia principal é dar boas dicas para nossos leitores do que vale a pena conferir, mas também teremos ocasiões onde falaremos de algumas bombas a serem evitadas!

E pra começar, nada melhor do que um clássico da Marvel Comics, a Guerra das Armaduras!



Antes de 2008 somente os verdadeiros fãs de quadrinhos davam bola pro Homem de Ferro. Isso porque as HQs dele nunca tiveram grande relevância nas edições nacionais. Se por um lado isso é chato, por outro lado, fomos poupados de sagas horríveis como àquela em que Tony Stark volta a ser adolescente e que a Editora Abril simplesmente ignorou (graças à Odin!).

Então, Robert Downey Jr. vestiu o traje do Vingador Dourado e todo mundo adorou! Mesmo quem nunca leu um gibi de super heróis na vida curtiu a saga do playboy, milionário, filantropo, cachaceiro, etc.

Eis que aproveitando o hype do segundo filme da série, a Panini publicou o encadernado de uma das principais sagas do Homem de Ferro, a Guerra das Armaduras!


Esta HQ começa quando Tony Stark percebe que os componentes da armadura do vilão conhecido como Força são baseados na mesma tecnologia que ele criou para a armadura do Homem de Ferro. Como nos quadrinhos Stark mantinha sua identidade heróica em segredo, ele jamais se preocupou em patentear seus inventos que utilizava contra o crime.

Logo ele percebe que diversos vilões de armadura (praticamente toda sua galeria de inimigos) poderiam estar utilizando sua tecnologia para praticar crimes!

Stark então parte em uma cruzada pra confiscar toda e qualquer armadura que possua sua tecnologia. Para isso ele cria um mecanismo neutralizador que afeta somente os componentes baseados em suas invenções.


As intenções de Stark podem até ser válidas, afinal muitos inocentes morreram por conta de bandidos trajando armaduras. As coisas, porém saem de controle quando em sua caçada, o Homem de Ferro acaba arrumando treta com o Arraia, um oceanografo a serviço do governo que usava uma armadura especial.

Mas o ápice dos vacilos do Ferroso ficam por conta do combate contra o Capitão América (que na época estava tretado com o governo dos EUA e tirou o "América" do nome). Se você acompanha os quadrinhos recentes e viu todo o cisma que rolou em Guerra Civil, saiba que o início dessa rivalidade foi justamente aqui!


A Guerra das Armaduras apesar de não ser o tipo de HQ obrigatório para os fãs, é uma excelente história para aqueles que gostam de ver uma boa pancadaria entre sujeitos fantasiados.

Os roteiros de David Micheline exploram bem os conflitos pessoais de Stark em sua cruzada e, mesmo que por alguns momentos ele aja de maneira arrogante e até mesmo paranoica (ou seja, um verdadeiro babaca), o leitor consegue comprar a ideia facilmente. Além disso, a arte de Mark Bright (lápis) e Bob Layton (arte-final) são bastante competentes, embora o visual pareça datado (afinal as HQs originais são dos anos 80 e aqui vemos um Tony Stark de mullets e bigode, parecendo o Magnum!).

Pra completar, a última história do encadernado conta com Barry Windsor Smith no lápis. Quem já leu o clássico Arma X do Wolverine, sabe da qualidade do cara!

Apesar deste encadernado ter sido lançado há algum tempinho, ainda é relativamente fácil encontrá-lo em lojas virtuais e comic-shops (o preço de capa era 26 Dilmas, na época do lançamento).


NOTA: 8,5 armaduras do Homem de Ferro

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sugestões, críticas, elogios e reclamações são sempre bem vindos. Contudo, ataques de trolls serão redirecionados para o Arquivo L.